sexta-feira, 13 de maio de 2011

Adaptações de o Morro dos ventos uivantes

Qualquer um que já tenha lido (ou mesmo aquele que nunca leu) o romance O Morro dos Ventos Uivantes certamente já assistiu alguma adaptação da obra para o cinema ou tv. Os personagens de Emily Brontë, o vingativo Heathcliff e a indomável Cathy, ganharam vida na pele de diferentes atores e atrizes em diferentes épocas. E por mais que o tempo passe a obra de Emily continua ganhando novas adaptações. Vamos conhecer algumas delas!

A Primeira adaptação do romance foi em 1920 e teve como Heathcliff e Cathy os atores Milton Rosmer e Colette Brettel.



Alguns anos depois, em 1939, mais uma filmagem de Wuthering Heights, desta vez com Laurece Oliver e Merle Oberon como Heathcliff e Cathy. Nesta adaptação de 39 a segunda geração é ignorada (jovem Cathy, Linton e Hareton).







A terceira adaptação veio em 1950 trazendo os atores Charlon Heston e Richard Waring nos papéis principais.






Em 1954, uma versão mexicana de Wuthering Heights leva o título de Abismos de Pasión (Escravos do Rancor) e transforma Heathcliff e Cathy em Alejandro e Catalina, sendo interpretados por Jorge Mistral e Iraseme Dilian.








Em 1967 mais uma adaptação, uma série para Tv britânica, em 4 episódios traz Angela Scoular e Ian McShane como Cathy e Heathcliff.










Em 1970, mais uma adaptação cinematográfica com Anna Calder-Marshall e Timothy Dalton. Essa foi a primeira versão em cores. cores de Wuthering Heights.









Em 1978 foi lançada pela BBC uma minissérie em 5 capitulos, estrelada por Ken Hutchison (como Heathcliff) e Kay Adshead (como Catherine).









Em 1985 mais uma versão, desta vez francesa, com o título Hurlevent. Nos papéis principais, Lucas Belvaux e Fabienne Babe.







Em 1988 mais uma versão, agora, japonesa. Arashi ga oka traz Yusaku Matsuda e Yuko Tanaka nos papéis principais.




Em 1992, a mais famosa adaptação do romance de Emily Bronte. Com Ralph Fiennes e Juliette Binoche como Heathcliff e Cathy.
Esta parece ter sido a primeira adaptação que a segunda geração (jovem Cathy, Linton e Hareton) é incluída. No filme, Juliette Binoche encarna as duas Cathy's.










Em 1998, mais uma versão para TV traz Robert Cavanah e Orla Brady como Heathcliff e Cathy.










Em 2003 uma versão para MTV traz Heathcliff e Cathy numa versão contemporânea com Erika Christensen e Mike Vogel nos papéis principais. Erika Christensen e Mike Vogel.













Em 2004, uma produção italiana em dois episódios, sob o título Cime Tempestose. Dirigida por Fabricio Costa traz no elenco Alissio Boni, como Heathcliff e Anita Caprioli como Catherine.










Em 2009 mais uma vercsão para a TV, dividida em 2 partes, estrelando Tom Hardy e Charlotte Riley, como Heathclif e Cathy.








Então, qual é a sua versão preferida? Para mim, as adaptações de 1992 e 2009 são ótimas e com interpretações excelentes, apesar de não serem o retrato fiel do livro. Também tenho um carinho especial pela adaptação de 1939 e também pela versão de 1998, apesar de não ter gostado muito dos atores escolhidos para os personagem principais para a adaptação de 98, essa adaptação é bem fiel ao livro.


3 comentários:

Luana Rodrigues Farias disse...

Deve ser muito bom o livro, mas eu nunca li, e pior nunca vi tbm, #vergonha.

Bjs

Dayana disse...

Sim, o livro é realmente muito bom.
rss..então você precisa ver! Tem muitas opções.
bjs

spoiler alert disse...

oi, estou fazendo uma pesquisa por conta do meu TCC... mas por motivos de força maiorestou sendo obrigada a fazer o mais rapido possivel... se vc tiver um acesso rapido a qualquer uma destas adaptações, principalmente as mais dificeis e pude me ajudar entre em contato comigo... por favor.
meu e-mail: krolpereira.1994@gmail.com
obrigada :)