sexta-feira, 4 de julho de 2008

Machado de Assis


Machado de Assis

Foi o meu primeiro grande amor literário!
E meu primeiro Machado de Assis: Dom Casmurro.
Ainda me lembro o dia em que as leituras obrigatórias da escola passaram a ser prazerosas. Foi o dia que eu conheci Bentinho e Capitu...

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca."
(Capítulo 32 - Dom Casmurro, Machado de Assis)

2008 o ano do centenário de um dos maiores expoentes da literatura brasieleira: Jaoaquim Maria Machado de Assis.

Nenhum comentário: