sábado, 14 de dezembro de 2013

Projeto Leitura Cronológica: Memorial de Aires

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria (1839-1908). Memorial de Aires. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

"...por maior que tenha sido a ausência, o lugar onde alguém passou os primeiros anos há de dizer à memória e ao coração uma linguagem particular". (ASSIS, Machado de. Memorial de Aires, 2009, p. 113)

Memorial de Aires é o último romance de Machado de Assis trata-se de um diário. O diário é do Conselheiro Aires que narra em primeira pessoa suas impressões e opiniões do cotidiano dos anos de 1888 - 1889, em especial dos habitantes da casa do Flamengo, os Aguiares. Um casal de idosos que não teve filhos biológicos mas que tem dois filhos postiços, a viúva Noronha (Fidélia) e o afilhado Tristão. 

Memorial de Aires é um livro mais lento por não ter muitos acontecimentos, mas ao mesmo tempo é de leitura rápida por ser em formato de diário, ser em primeira pessoa. Vamos acompanhando e descobrindo junto com o conselheiro Aires o romance da Fidélia, que no inicio de suas anotações parece tão fiel a sua viuvez, com Tristão, o afilhado dos Aguiares, vindo de Portugal para visitar os padrinhos deixados no Brasil.

Concluo aqui a leitura cronológica dos romances de Machado de Assis. Foi uma experiência agradável de conhecimento e apreciação da evolução da escrita de Machado de Assis. Uma experiência que recomendo à todos os apreciadores da nossa literatura nacional em especial aos apreciadores da escrita do nosso querido Machado de Assis.


Nenhum comentário: