sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entre a fofura e as lágrimas...

ANDERSEN, Hans Christian, 1805-1875. Contos de Andersen. São Paulo: Paulus, 1996.


Que livro lindo! Não só pelos contos mas as ilustrações que também são muito bonitas. As ilustrações são de Matthieu Blanchin.

Acredito que todo mundo conhece Hans Christian Andersen ou se não conhecem o autor com certeza conhecem a sua obra. Ele é o autor de alguns contos que são clássicos da literatura infantil como o patinho feio, a sereiazinha, a princesa e o grão de ervilha, o valente soldadinho de chumbo, a pequena vendedora de fósforos etc. 

Seus contos carregam uma certa melancolia, alguns com finais tristes mas sempre muito bonitos e delicados. Não tem como não se emocionar com a sereiazinha, o soldadinho de chumbo, a vendedora de fósforo. Mas Andersen não é só melancolia ele também tem contos mais engraçados como A roupa nova do imperador. Acho que aquela piada que fazíamos na infância "só enxerga quem for inteligente" pode ser inspiração desse conto.

A leitura desses contos me trouxe uma certa nostalgia da infância e acredito que talvez para Andersen o ar melancólico dos contos simbolize a nostalgia pelos anos da infância, talvez a perda da inocência.

Esta edição contém apenas treze contos da vasta obra do autor são eles: A pastora e  o limpa-chaminés; O pinheiro; Polegaria, O isqueiro mágico; A velha casa; A sereiazinha; O patinho feio; A princesa e o grão de ervilha; O valente soldado de chumbo; O rouxinol do Imperador da China; A pequena vendedora de fósforo; A roupa nova do Imperador e O duende e o comerciante. 

Meus preferidos são: O pinheiro, O isqueiro mágico, A sereiazinha, O patinho feio, O valente soldado de chumbo, A pequena vendedora de fósforo e A roupa nova do imperador.

Aqui algumas das belas ilustrações do livo:





Nenhum comentário: