quarta-feira, 2 de abril de 2014

Projeto Leitura Cronológica (dos Contos): Papéis Avulsos

ASSIS, Machado de, (1839-1908). Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.


"A vida, é uma enorme loteria; os prêmios são poucos, os malogrados inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra. Isto é a vida; não há planger, nem imprecar, mas aceitar as coisas integralmente, com seus ônus e percalços, glórias e desdouros, e ir por diante". 


Nesta coletânea de contos, Papéis Avulsos, Machado nos apresenta um conjunto interessante de boas histórias, entre elas: O alienista, O espelho e Teoria do medalhão. Eu particularmente destaco os contos: O alienista, A chinela turca e O espelho como os contos mais interessantes desta coletânea.

Em O alienista - o conto mais longo do livro - o médico Simão Bacamantes inaugura na cidade de Itaguaí um local para tratar os loucos da cidade, a Casa Verde. Porém acaba deixando a cidade em pânico com suas ideias sobre o que é ou não loucura. Embora o leitor possa desconfiar da sanidade do alienista o final do conto não deixa de surpreender. Em A chinela Turca acompanhamos a agonia de um jovem obrigado a ouvir a narrativa entediante de um amigo. Enquanto ouve a narrativa do animo eventos estranhos acontecem. Genial! O espelho conta o estranho caso de um jovem que por estar tão identificado como seu título de "alferes" que a sua existência ou não passa a depender desse título. Muito bom!

Nenhum comentário: