terça-feira, 1 de abril de 2014

Garota, interrompida

KAYSEN, Suzanna. Garota, interrompida. São Paulo: Editora Gente, 2013.


"Interrompida em sua música: tal qual acontecera com a minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos, tal qual a vida dela, roubada e presa a uma tela; um momento congelado no tempo mais importante que todos os outros momentos, quaisquer que fossem ou viessem a ser. Quem se recupera disso?" (Kaysen, p.187 In: Gatora, Interrompida, 2013)

Garota interrompida é um livro autobiográfico da autora Susanna Kaysen. Neste livro ela narra alguns episódios que viveu entre os anos de 1967 e 1968 quando esteve internada no Hospital Psiquiátrico McLean.

Antes de ler o livro não tinha ideia que se tratava de um relato autobiográfico. E também não tinha assistido ao filme (Girl,Interrupted 1999). Imaginava que o livro contava a história de uma garota problemática, talvez uma rebelde. Mas logo no primeiro capítulo percebi que o livro era muito mais que isso. A autora me surpreendeu pela forma direta com que conta a sua história. E foi interessante ver ali em seu relato como pessoas consideradas "desviantes" de um modelo social estabelecidos facilmente eram catalogadas como loucas.

Aos 19 anos Susanna estava um pouco perdida em suas escolhas de vida. Mas quem aos 19 anos está absolutamente certo sobre o seu futuro? É claro que também tinha a questão da depressão que a levou à uma tentativa de suicídio e que por consequência a levou a fatídica entrevista com o psiquiatra que culminou na sua internação no Hospital McLean. Ela obviamente precisava de uma ajuda mas a internação em uma instituição psiquiátrica foi uma medida extremamente radical.

Quero crer que não haja mais internações por "promiscuidade" ou "risco de gravidez". Mas sabemos que hoje, cada vez mais, os comportamentos humanos tem sido catalogados e anexados aos Manuais Diagnósticos (CID X e DSM V). Susanna levanta discussões interessantes em seu livro, além da discussão sobre o que seria ou não seria loucura ela também questiona a dicotomia Mente X Cérebro onde ela apresenta os avanços da neurociência e consequentemente a descoberta de novos medicamentos que se propõem a "reparar" aquela falta no cérebro que deixou o individuo maluco e antiga psiquiatria (e também a psicanalise) que se propunha a tratar o sujeito através da palavra.

Garota, Interrompida é um livro interessante que levanta várias questões pertinentes e que permanecem atuais ainda hoje. Leitura recomendada.

Nenhum comentário: