sexta-feira, 2 de maio de 2014

Jango: a vida e a morte no exílio (Jurandir Machado da Silva)

SILVA, Juremir Machado da. Jango: a vida e a morte no exílio. 2. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.



Nesse ano em que se lembrou os 50 anos do Golpe de 1964, este livro é uma leitura relevante. E conhecer a nossa história é fundamental. Aqui Jurandir nos apresenta os antecedentes que levaram Jango ao exílio e as circunstâncias que se fizeram presente para a implantação do Golpe civil militar e também  a vida e a morte de Jango no exílio como o título sugere. Tudo isso numa narrativa jornalística.

Dos fatos apresentados aquele que mais me indignou foi a participação financeira e intelectual dos EUA no Golpe. E tudo baseado na paranoia americana do comunismo. Por conta de especulações ajudaram o Brasil a mergulhar em mais de 20 anos de ditadura.

Sobre as especulações sobre o assassinato de Jango, apresentada primeiro pelo uruguaio "amigo" de Jango, Foch Diaz, segundo ele por interesses financeiro, e a versão apresentada anos depois por Neira Barreiro por motivações políticas. Apesar de declarar-se cúmplice no assassinato de Jango e se dizer ex-agente secreto do Uruguai, a versão de Neira apesar de verossímil não é totalmente convincente. Essas versões levantam e alimentam a suspeita do assassinato o que acredito ser realmente possível. Espero que as novas investigações (abertas recentemente) possam trazer a verdade à tona.     

Nenhum comentário: