segunda-feira, 5 de maio de 2014

Projeto Leitura Cronológica (dos Contos): Histórias sem data

ASSIS, Machado de. Histórias sem data. Editora: Centaur, 2012.



Mais uma vez Machado de Assis consegue me deixar entusiasmada com a leitura de seus contos. Em Histórias sem data ele reúne treze contos para falar sobre as idiossincrasias de sua época. Mas o que é surpreendente  é que muitos dos temas expostos ainda são relevantes hoje.

Dos contos apresentados aquele que mais gostei foi: A igreja do diabo. Um conto incrível que fala sobre a condição do ser humano de desejar e perder o interesse tão logo o objeto desejado seja alcançado. E como Deus diz ao Diabo na parte final do conto: "Que queres tu, meu pobre Diabo? As capas de algodão têm agora franjas de seda, como as de veludo tiveram franjas de algodão. Que queres tu? É a eterna contradição humana".

Acredito ainda que esse conto "abre-alas" é mesmo uma espécie de prefácio as outras contradições humanas que se apresentam nas histórias seguintes. Como por exemplo: a amante que ama o amante mas que supostamente o trai com outro homem. A mulher que teima que o marido troque seu chapéu usual por outro e quando este finalmente o faz ela pede que ele retorne ao uso do outro. Entre outras.

Outro conto que gostaria de destacar é: A segunda vida. Também achei-o particularmente interessante por conta da tensão na cena narrada. Um homem louco confessando a um padre a sua loucura. O padre assustado manda que busquem ajuda enquanto isso a narrativa do louco vai crescendo, crescendo até o momento final que deixa o leito preso num suspense. Muito bom. 

Nenhum comentário: