sábado, 6 de outubro de 2012

Projeto Leitura Cronológica: A Mão e a Luva

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria (1839-1908). A Mão e a Luva. Porto Alegre, RS. Editora: L&PM, 2009.


...deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido, e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão. (p.153)
Dificil falar de um livro quando você não gostou. É dificil por que você não ter gostado não significa que a o livro seja ruim. Só aconteceu de você e o livro terem tido um mau encontro.  E não siginica que aconteça o mesmo com outras pessoas. 

Duas coisas me fazem gostar de um livro. As vezes elas estão num pacote, outras separadas. Mas são indispensáveis pra que eu goste de um livro. Primeiro: a históra em si, pra onde ela leva, suas surpresas ou mesmo até a tranquila previsibilidade. Segundo: os personagens. Se eles me convencem como leitora ou se me identifico com eles. No caso de A Mão e a Luva não aconteceu nem uma coisa nem outra.  Desculpe, mas achei esse livro um marasmo só e a tal da Guiomar tão chata que tinha vontade de bater nela.

Pois bem, o livro conta a história dessa criatura, Guiomar, menina pobre que é adotada pela madrinha rica e é cortejada por três pretendentes. E é só isso o livro. Nada mais. O desenvolver da história é como ela faz a escolha do "amor". Mas é claro, o livro tem aquele estilo incofundível da escrita do Machado de Assis que nunca permite que o livro seja ruim de todo. E ao final do texto (nessas edições incríveis da L&PM) tem sempre uma avaliação do texto, um estudo do livro. Bem interessante!

Nenhum comentário: