sexta-feira, 14 de março de 2014

Coisas Frágeis (Neil Gaiman)

GAIMAN Neil, Coisas Frágeis. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.



Coisas Frágeis é uma coletânea de contos do autor Neil Gaiman em dois volumes. Estes contos já haviam sido publicados em outras coletâneas de contos e que Gaiman resolveu reuni-las nestes livros. Na introdução do livro além de nos apresentar o livro em si Gaiman faz uma pequena introdução para cada conto do livro e foi interessante ler sobre de onde surgiu a ideia para o conto e também o que ele pretendia com cada história. A maioria das histórias foram feitas sob encomenda para alguma publicação.

No primeiro volume Gaiman nos apresenta nove contos. São contos peculiares, alguns bem estranhos. Uma mistura de boas histórias com outras nem tão boas assim. O conto que abre a coletânea, Um estudo em esmeralda,  é uma releitura diferente de um estudo em vermelho do Conan Doyler. Eu particularmente me divertir lendo este conto e apesar de não ser a maior fã de livros de detetive me deu vontade de ler Sherlock Holmes.

A vez de outubro também é um conto interessante. São os mês do ano que se reúnem em volta de uma fogueira para contar  histórias. E agora é a vez de outubro e como não poderia deixar de ser, outubro conta uma história estranha sobre um menininho no cemitério e é claro o conto termina num suspense. Na introdução para este conto Gaiman diz que escreveu este conto enquanto estava desenvolvendo as personagens do livro do cemitério. 

Lembranças e Tesouros é um conto que eu incluiria no grupo "dos contos estranhos". Conta a história de Smith e do senhor Alice. Personagens que não me provocam nenhum carisma. 

Os fatos no caso do desaparecimento da senhorita Finch é um conto bizarro sobre um cara que vai encontrar uma moça - amiga de um casal de amigos deles - e que eles acabam num circo pra lá de estranho no qual a senhorita Finch desaparece de uma forma muitooo bizarra após participar de um número especial do circo. É uma loucura mas gostei do conto.

O problema de Susan é um conto no qual Neil Gaiman tenta dar um final para a personagem Susan das Crônicas de Narnia. Para quem leu os livros C.S. Lewis sabe que Susan não vai ao paraíso de Aslam então neste conto Gaiman se propõe a dar esse final.

Golias foi um conto que ele fez a para o site do filme Matrix antes do lançamento do filme. Eu adorei este conto, sabe, toda aquela história de realidade alternativa, tudo muito louco.

Como conversar com garotas em festa um conto sobre dois garotos que acabam numa festa estranha com garotas "sobrenaturais". O conto tem um certo humor e envolve seres extra-terrestres. Gostei.

O pássaro do Sol  é, na minha opinião, o pior conto do livro. É sobre um grupo de pessoas estranhas que gostam de experimentar comidas exóticas. Elas estão entediados porque já comeram de tudo até que um personagem "X" propõe que eles façam uma viagem ao Cairo para provar uma iguaria especial, o pássaro do sol. Apesar do final ser surpreendente a narrativa é chata.

O último conto do livro, O monarca do vale, é mais um conto que trás Smith e senhor Alice como personagens. O conto é razoável e o ponto positivo é que Senhor Alice não consegue seu objetivo no final.

GAIMAN,Neil. Coisas Frágeis 2. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010.


Neste segundo volume de Coisas Frágeis, Neil Gaiman trás alguns poemas além dos contos. Dos poemas o meu preferido é A Câmara Secreta um poema sobre o Barba Azul e suas esposas. Mas nesse poema Barba Azul não dá o aviso de que sua esposa não deve abrir aquela determinada porta e sendo assim o que acontece? Adorei.

Dos contos, neste segundo volume, os que mais me chamaram atenção foram: Noivas Proibidas dos Escravos sem rosto na casa secreta da noite e  do temível desejo. Um conto sobre um jovem autor que está tentando escrever uma história de terror mas coisas estranhas acontecem enquanto ele está escrevendo o seu texto. 

O cascalho da Memória é um conto baseado numa fato real e inexplicável na infância de Gaimam. E Hora de Fechar é um conto sobre pessoas que se frequentam um determinado bar e um dia resolvem contar estórias de fantasmas. Então uma dessas pessoas conta uma história de um encontro insólito com umas crianças no seu bairro e o que aconteceu a partir desse encontro. O final do conto é surpreendente. 

Pó Amargo também é um conto muito interessante sobre um cara que numa circunstância estranha assume a identidade de um antropólogo que estava indo dar uma palestra sobre crianças zumbis. Muito bom.

Nenhum comentário: