quarta-feira, 5 de março de 2014

Desafio Literário: Março - um livro de suspense

LEHANE, Dennis. Ilha do medo. 2ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.


"A simpatia é o luxo dos que ainda acreditam na verdade essencial das coisas. Na pureza e nas cerquinhas brancas em torno das casas e das famílias". (In: Ilha do Medo, p. 130)

Incrível. Esse é um suspense que vai deixar você desconfiado de tudo.

Tudo começa com a chegada de dois policiais (xerifes) Teddy Daniels e Chuck Aule a ilha Shutter que abriga um hospital psiquiátrico para criminosos loucos e violentos. Os policias estão lá para investigar o desaparecimento de uma paciente, Rachel Solano. Porém logo eles descobrem que há algo muito estranho acontecendo na ilha e a busca por resposta leva o policial Taddy Daniels a uma descoberta surpreendente. E você, leitor, será levado a acreditar, desacreditar e a duvidar de tudo. E para mim o enigma maior está no prologo do livro - um relato do doutor Lester Sheehan posterior aos acontecimentos do livro - porque quando você pensar que chegou ao fim, volte ao prologo, leia de novo e você vai permanecer incerto de tudo. Sensacional.


Em 2010 , o diretor Martin Scorsese levou aos cinemas a adaptação dessa obra de Dennis Lehane com Leonardo Dicaprio e Mark Ruffalo nos papeis dos xerifes Teddy Daniels e Chuck Aule. O filme é extremamente fiel ao livro, aliás a adaptação mais fiel que tive oportunidade de assistir. Tanto o livro quando o filme são incríveis. Altamente recomendado para quem gosta de um bom suspense!


Nenhum comentário: