quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Desafio do Halloween Literário: update 4

BLATTY, Willian Peter. O exorcista. 1. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2013.


O exorcista conta a história de uma menina de 11/12 anos, a Regan, que supostamente é possuída por um demônio. Regan é filha de uma atriz famosa de Hollywood, seus pais são separados, o pai é ausente da vida dela. Ela vive com a mãe, a secretária da mãe, Sheron, e dois outros empregados da casa, Willie e Karl. A mãe de Regan, Cris McNeil, é ateia mas a filha é bastante curiosa sobre Deus e faz perguntas a esse respeito para a secretária, Sheron, que é religiosa. Tudo na vida da família vai indo bem até que Cris começa a ouvir barulhos estranhos vindos do quarto da filha, além disso a filha conversa com um "amigo" imaginário, o capitão Haward" através de um tabuleiro ouija. A partir desse ponto Regan vai ficando cada vez mais estranha e sua mãe a leva a vários médicos para tentar descobrir o que tem de errado com a filha. A situação chega a ficar tão bizarra que os próprios médicos, em determinado momento, recomendam à Cris procurar um exorcista.

A mãe, desesperada procurada o padre Damien Karras para realizar o exorcismo, porém antes que seja realizado este procedimento é necessário comprovar que se trata realmente de um caso de possessão. E assim, durante todo o livro o autor vai narrando o desenrolar da situação sem nunca deixar claro se é uma doença mental ou uma possessão real porque para todos os fenômenos que ocorrem há uma explicação científica ou, ao menos, uma explicação plausível. O leitor com aqueles dados vai decidir se a menina estava ou não possuída. Confesso que cheguei ao ponto que pensei "é mais fácil acreditar que realmente é um demônio agindo do que pensar que toda aquela bizarrice era uma produção da mente de uma menina de 12 anos".  

Enfim, é um livro interessante, principalmente por essa dúvida que o autor apresenta. Afinal Regan estava possuída ou todos os fenômenos sobrenaturais eram resultado de uma doença mental? Leia o livro e tire suas próprias conclusões.

O livro foi adaptado para o cinema em 1973 e é ainda hoje reconhecido como o filme de terror mais lucrativo de todos os tempos. E hoje o filme é um ícone do cinema de horror sendo a menina possuída uma das personagens mais facilmente reconhecidas. Mesmo que você nunca tenha assistido o filme - como é o meu caso - quando você vê o rosto de "Regan" você sabe automaticamente que a personagem é do filme o Exorcista. Para os corajosos fica a dica do filme.

Nenhum comentário: