sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Desafio Literário: Outubro - Ficção Científica

ASIMOV, Isaac. Eu, robô. Rio de Janeiro: Pocket Ouro, 2004.



Eu, robô é uma coletânea de nove contos que trata da evolução dos Robôs, desde o primeiro modelo que era usado como babá e não falava até os ultramodernos que controlam toda a produção e também a humanidade. Acompanhamos essa história da robótica pelo depoimento da robô psicologa, Susan Calvin. 

Todos os contos apresentam um dilema envolvendo as famosas três leis da robótica que assim como o termo robótica foi uma criação de Asimov e que tem repercussões ainda hoje. As três leis da robótica são: 
Primeira Lei: um robô não pode ferir um ser humano, ou, através da inação, permitir que um ser humano seja ferido.
Segunda Lei: um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto se tais ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
Terceira Lei: um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira Lei ou a Segunda Lei.
Conta-se que Asimov criou essas leis para superar o que ele chamou "síndrome de Frankenstein", ou seja, que todo ser criado pelo homem iria voltar-se contra ele como um castigo por ter ousado manipular os mistérios da criação. Sendo assim, apesar de existirem sempre conflitos envolvendo as três leis e o relacionamento de homens e robôs em todas as histórias, a solução está justamente nessas três Leis. 

O livro é muito bom. Recomendo sinceramente que todos leiam. Gostei tanto que já comprei outros livros do autor que tratam desse universo dos robôs.

2 comentários:

Michelle disse...

Eu fico dividida entre a curiosidade e a preguiça por saber que são vários livros de robôs. Mas o filme é tão bacana e todos falam tão bem de "Eu, robô" que vou acabar lendo...rs.
Ainda mais depois de seu depoimento favorável ;)

Dayana Costa disse...

Ainda não vi o filme, mas pretendo. Dizem que no filme só pegaram a ideia das três leis que não é a história do livro. Mas eu tenho curiosidade de assistir.

Sobre o meu depoimento foi muito difícil escrever o que achei do livro por não ser uma história linear (embora seja) não consegui construir um raciocínio muito bom pra falar o quanto eu gostei do livro e explicar do que se trata o livro.